Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IMB divulga painel das profissões em Goiás

Publicado: Quinta, 08 Fevereiro 2018 11:24

Os trabalhadores capacitados nas áreas de agentes, assistentes e auxiliares administrativos; operadores do comércio em lojas e mercados; trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações; professores de nível superior do ensino fundamental e motoristas de veículos de cargas em geral foram os que tiveram maior sucesso na busca de empregos, em Goiás, entre os anos de 2010 e 2016. É o que mostra o estudo Painel das Profissões elaborado pelo Instituto Mauro Borges, da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan).

Os dados foram baseados em informações do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O trabalho mostra também que as profissões com maior variação absoluta no período analisado foram de professores do ensino médio; trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações; operadores do comércio em lojas e mercados; alimentadores de linhas de produção e técnicos e auxiliares de enfermagem.

Desde ontem, a Segplan colocou à disposição para consulta a ferramenta “Painel das Profissões”. Segundo a Superintendente do IMB, Lillian Prado, o projeto tem como proposta ser uma ferramenta orientadora para agentes planejadores e executores de capacitação de mão de obra, bem como auxiliar o cidadão que busca informação para melhor se inserir no mercado de trabalho ou aprimorar sua empregabilidade.

O ambiente de consulta disponibiliza através de dashboard’s (forma interativa pela qual as informações são exibidas em painéis), por meio de gráficos e mapas, o comportamento da demanda por profissões nos municípios e microrregiões de Goiás. Tem por finalidade informar as atividades exercidas, a formação exigida e o campo de atuação de cada uma das profissões existentes no Estado.

A ferramenta permite, também, observar as características principais de cada profissão, como escolaridade, faixa etária e remuneração. Disponibiliza, ainda, o conjunto de profissões em destaque, cuja seleção é discricionária com base no volume de ocupados e/ou variação, em percentual, do volume de ocupações no período em questão.

Acesse a ferramenta através do novo hotsite Painel das Profissões: http://profissoes.imb.go.gov.br/

Comunicação Setorial – Segplan

Fim do conteúdo da página