Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Procure o que você precisa:
Domingo, 20 de Abril de 2014
Destaques Notícias
Servidores vão receber diferença da data-base em folha complementar
26/04/2012 16h24 - Atualizado em 26/04/2012 16h32

Os servidores públicos vão receber as diferenças remanescentes da primeira parcela de 1,68%, retroativa a maio de 2011, da data-base do ano passado em folha complementar a ser paga no dia 9 de maio. O anúncio foi feito hoje (26/04) durante a solenidade de sanção, pelo governador Marconi Perillo, da lei que concedeu reajuste salarial linear de 9,5% aos cerca de 82 mil servidores públicos efetivos, civis e militares, ativos e inativos, além de pensionistas e empregados da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

O reajuste é relativo à data-base da categoria e terá um impacto de R$ 400 milhões por ano na folha de pagamento do Estado. O evento foi realizado no auditório do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico, com as presenças de secretários de Estado, deputados estaduais, e representantes de sindicatos e associações dos servidores estaduais. Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, agora os servidores públicos têm a certeza de que todo o ano terão a data-base e que até 2014 receberão todas as diferenças relativas à data-base de 2011.

Vecci ponderou que, no ano passado, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo do Estado, o índice de reajuste de 6,47% foi dividido em quatro parcelas. Mas não foi possível pagar a primeira de 1,68% prevista para maio de 2011, que vai ser quitada agora. As outras parcelas serão pagas agora em maio (1,6%), em 2013 (1,52%) e a última em 2014 (1,52%). Já o índice de 6,08%, referente à data-base de 2012, será pago integralmente no próximo mês.

O governador Marconi Perillo ressaltou que esta foi uma semana de boas notícias para Goiás. Na segunda-feira foi assinado o acordo com o Sintego pondo fim à greve dos professores. Na terça-feira foi assinado o acordo de gestão e de acionistas da  Celg com a Eletrobrás. No mesmo dia, foram viabilizados recursos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Goiânia e também avançaram as negociações com o governo federal para a liberação de empréstimos para obras de infraestrutura. Na reunião com os auxiliares do Governo, ontem (25/04), foi apresentando o esboço do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento que prevê cerca de 50 ações que vão mexer com toda a população goiana.

Hoje (26/04), segundo o governador, aconteceu uma cerimônia festiva, com a sanção da lei que garante o reajuste salarial da data-base dos servidores. “No meu segundo governo, em 2006, instituímos a lei da data-base para os servidores, que no governo passado não foi cumprida. Agora estamos resgatando esse compromisso com os servidores. Volto a garantir que nesse governo a prioridade é com o pagamento dos servidores”. Ele reafirmou que, em julho, vai repassar a presidência do Ipasgo para os representantes dos servidores, sendo que as finanças do Instituto estão saneadas.

Ações
Durante entrevista coletiva à imprensa, o secretário Giuseppe Vecci   anunciou que, no próximo mês, o Governo Estadual vai apresentar um pacote de ações que vão beneficiar os servidores públicos estaduais, principalmente nas áreas de habitação, saúde, aumento do auxílio-funeral, criação do auxílio-creche, além do lançamento de um amplo programa  de capacitação dos servidores por meio da Escola de Governo. A intenção é valorizar o ser humano, que é o servidor estadual, destacou.

O presidente em exercício do Sindipúblico, Domício Lima Cardoso, considerou o dia importante para a categoria. “Agora temos data-base. Foi prometido e está sendo cumprido”, comemorou. Ele disse esperar que continue o diálogo aberto e fraterno entre o Governo e os representantes dos servidores, de forma a garantir melhores condições de trabalho para a categoria e de prestação de serviços para a população.

Comunicação Setorial – Segplan

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, nº 400, 7º andar - Centro Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento