Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Goiás Mais Competitivo e Inovador capacita gestores municipais

Escrito por COMUNICAÇÃO - Maria Júlia Rios Interlandi | Publicado: Quarta, 19 Abril 2017 12:16
imagem sem descrição.

A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) deu início à capacitação de gestores municipais das 24 prefeituras prioritárias da Aliança Municipal pela Competitividade, etapa fundamental do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). O evento para os municípios que mais impactam nos indicadores sociais e econômicos do Estado tem o apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), a participação dos secretários de Educação, Raquel Teixeira; da Saúde, Leonardo Vilela e da Segurança Pública, Ricardo Balestreri; além de gestores municipais estratégicos e segue até o dia 20.

Durante a abertura, na Escola de Governo Henrique Santillo, o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, ressaltou a importância do vínculo entre a administração pública estadual e municipal. “Nossas ações devem ser em conjunto e entregar resultados que melhorem permanentemente a vida dos cidadãos goianos”. Mesquita lembrou ainda que, no dia 26 de abril, será a vez dos prefeitos passarem pela experiência e que a secretaria está de prontidão para recebê-los e auxiliá-los em todas as etapas da Aliança Municipal.

Nos dois dias, os selecionados passarão por uma imersão sobre liderança e gestão de projetos públicos. Nesta quarta-feira (19), os gestores municipais assistirão à palestras e oficinas que falam sobre o papel do gestor como líder, como identificar desafios e como elaborar soluções estratégicas que geram resultados que impactam a qualidade de vida do município.

A quinta-feira (20) será dividida em três temas: Saúde, Educação e Segurança Pública. Os gestores serão encaminhados ao tema mais pertinente ao seu município que foi apontado pelo Diagnóstico Municipal, elaborado pela Central de Resultados.  Eles conhecerão casos de sucesso de soluções em administração pública nas áreas específicas em cidade brasileiras. Ainda serão apresentados a organizações da sociedade civil que são referência nesses quesitos e que estão abertas para oferecerem apoio, como o Instituto Sou da Paz, o Tellus e a Fundação Lemann.

A consultora do CLP Dayane Saraiva espera que o evento consiga passar aos gestores municipais a importância do papel que eles desempenham para a sociedade. “Queremos mostrar a eles que pequenas mudanças entregam transformações em alta escala e impacto”, diz.

Aliança Municipal pela Competitividade

A Aliança Municipal pela Competitividade é um desdobramento do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) e tem o objetivo de promover a união de esforços e a articulação de recursos entre Estado e Municípios. Com planejamento e atuação integrada, a intenção é impactar a qualidade de vida do cidadão e a competitividade econômica melhorando os indicadores sociais e econômicos de Goiás.

As secretarias de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) e de Desenvolvimento coordenam o projeto, que visa a redução da mortalidade infantil; do déficit habitacional; ampliar o acesso à atenção básica de qualidade; promover acesso à educação infantil; elevar a qualidade do aprendizado e diminuir a incidência de crimes contra a vida.

 

 

Comunicação Setorial – Segplan

registrado em:
Fim do conteúdo da página