Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Joaquim Mesquita conhece a sede e unidades da OVG

Escrito por COMUNICAÇÃO - Maria Júlia Rios Interlandi | Publicado: Quarta, 08 Fevereiro 2017 16:34
Foto: Aline Cabral
Centro de Convivência Norte Ferroviário
Centro de Convivência Norte Ferroviário

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebeu na manhã de hoje a visita do secretário estadual de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita. Ele esteve primeiro na sede da OVG, onde foi recebido pelos diretores da instituição. Além de visitar as instalações, o secretário recebeu informações sobre o trabalho desenvolvido em cada departamento da Organização. 

Em seguida, Joaquim Mesquita visitou três unidades da OVG: o Complexo Gerontológico Sagrada Família (localizado no Jardim Bela Vista); as futuras instalações do Centro de Convivência de Jovens (projeto que está sendo estruturado pela OVG e que funcionará no Jardim Novo Mundo) e o Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário. “A Segplan é gestora do contrato de gestão da OVG com o governo. Ela administra, faz o controle e a regulação. Então, nós fizemos o convite porque o secretário precisa conhecer o espaço físico, ter a dimensão das ações e a importância do trabalho para a população vulnerável. Assim, fica mais fácil a compreensão das demandas e necessidades da OVG”, explica a diretora geral da OVG, Eliana França.

Em cada unidade visitada, Joaquim Mesquita acompanhou um pouco das atividades desenvolvidas. No Complexo Gerontológico Sagrada Família, referência no atendimento de pessoas com mais de 60 anos, o secretário esteve nas dependências da Instituição de Longa Permanência (que abriga pessoas com semidependência ou dependentes de auxílio para atividades diárias). Ele esteve nas casas lares, onde residem idosos com autonomia funcional e no espaço de convivência. 

Logo depois, Joaquim Mesquita foi conhecer as futuras instalações do Centro de Convivência de Jovens Novo Mundo. O projeto desenvolverá atividades culturais com jovens da região Leste de Goiânia e trabalhará o fortalecimento dos vínculos familiares. A última unidade visitada foi o Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário que recebe diariamente cerca de 100 idosos. 

A unidade oferece diversas atividades gratuitas, como aulas de dança, coral, teatro e teclado, contação de histórias e inclusão digital (noções de digitação, edição de texto e internet). O atendimento conta com equipe multiprofissional, formada por pedagogo, assistente social, psicólogo e educador físico. Joaquim Mesquita também visitou o polo da Biblioteca do Sesi que fica no Centro de Convivência Norte Ferroviário. O espaço tem um público bem heterogêneo (incluindo pessoas em situação de rua) e recebe, ao mês, cerca de 400 visitantes.

Ao final das visitas, Joaquim Mesquita elogiou o trabalho desenvolvido pela OVG, que tem como presidente de honra, Valéria Perillo. “Confesso que com a visita in loco estou compreendendo melhor a dimensão e a importância do trabalho social da Organização das Voluntárias de Goiás. Pretendemos, na medida do possível, potencializar as realizações da OVG neste trabalho tão humanitário”, disse o secretário. 

Na próxima sexta-feira, ele visitará as demais unidades da OVG: Casa do Interior de Goiás (CIGO), Centro Goiano de Voluntários (CGV), Centro Social Dona Gercina Borges (projeto Meninas de Luz), centros de Convivência de Idosos Cândida de Morais e Vila Vida e o Restaurante Cidadão da Avenida Goiás.

 

Assessoria de Comunicação, Eventos e Marketing - OVG

registrado em:
Fim do conteúdo da página