Governo de Goiás

Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Procure o que você precisa:
Quinta, 24 de Abril de 2014
Notícias
Recadastramento biométrico poderá ser agendado no Vapt Vupt
05/08/2011 08h38 - Atualizado em 05/08/2011 17h19

A partir desta quinta-feira (04/08) os eleitores goianienses contarão com mais um serviço oferecido pelas unidades do Vapt Vupt: o agendamento do recadastramento biométrico para as eleições de 2012. O serviço será adotado, a princípio, nos Vapt Vupts do Banana Shopping, Araguaia Shopping, Praça A e Praça da Bíblia. O recadastramento biométrico é o procedimento em que o eleitor colhe as digitais para votar na urna eletrônica. "O sistema de agendamento do recadastramento biométrico é uma novidade que nós estamos implantando no Vapt Vupt para minimizar a questão das filas para os eleitores", disse o coordenador de desenvolvimento de sistemas do TRE, Roberto Lima Manoel da Costa.

O eleitor poderá previamente escolher o seu dia e hora de atendimento e não precisará pegar a fila normal de atendimento. Para fazer o agendamento, basta ir para aos guichês do TRE em uma das unidades do Vapt Vupt. "Caso o eleitor perceba que a fila de espera esteja grande, ele de forma ágil, vai poder fazer o agendamento, escolhendo um dia posterior, evitando assim o desgaste nas filas de espera", afirmou o coordenador do TRE. Até o final do mês de agosto o sistema estará disponível pela Internet. "O Governo de Goiás, através da Segplan e do TRE tomou medidas, aumentando o número de guichês de 18 para 28 em quatro unidades do Vapt Vupt".
O agendamento será feito de forma ágil e eficiente. Em média, de 15 em 15 minutos um cidadão será atendido.

Atualmente são aproximadamente 910 mil eleitores. A meta do agendamento para o recadastramento é atingir 80% de todos os eleitores goianienses, o corresponde a 728 mil eleitores. Até agora, o TRE conseguiu cadastrar 12% dos eleitores, apenas 110 mil eleitores. De acordo com o coordenador do TRE, é importante que toda a população se mobilize e não decida fazer o recadastramento em cima da hora. Serão recadastrados por dia, em cada guichê, cerca de 48 pessoas. "Se percebermos que a procura pelo agendamento é alta, podemos estender esse atendimento para todos os guichês", informou.

No Vapt Vupt do Banana Shopping, o TRE tinha apenas quatro guichês. A partir de agora estarão funcionado mais cinco. Na Praça da Bíblia, de quatro, o TRE terá sete guichês. Na Praça A, o Vapt Vupt conta com 14 atendentes para o serviço. Para se recadastrar o eleitor precisa levar seu título de eleitor, comprovante de endereço atualizado e documento com foto.

As únicas capitais eleitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram Goiânia e Curitiba. Em 2009, Hidrolândia foi a cidade-piloto na experiência para o bom funcionamento do recadastramento biométrico.

Recadastramento biométrico nos órgãos públicos
O recadastramento biométrico percorrerá também todos os órgãos públicos. Já existem postos de atendimento na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Justiça e também nos cartórios eleitorais de Goiânia, com 32 guichês de atendimento. Todos os órgão que desejarem a visita do Vapt Vupt móvel deverão entrar em contato com o TRE. No dia 22 de agosto, a equipe do Vapt Vupt móvel estará na Celg. A paraestatal será o primeiro a ser visitado pelos servidores do Vapt Vupt na força-tarefa de recadastrar todos os servidores em tempo recorde. A proposta é que toda semana um órgão seja visitado.

Segundo o TRE, o recadastramento é obrigatório para os eleitores de Goiânia. O não comparecimento acarretará no cancelamento do título eleitoral. Quem não se recadastrar não poderá obter empréstimo em qualquer estabelecimento de crédito, renovar matrícula em escolas e universidades oficiais, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte, identidade e CPF. Se for servidor público, não receberá remuneração. Até 2018 todos os eleitores goianos serão obrigados a se recadastrar.

Comunicação Setorial - Segplan

Palácio Pedro Ludovico Teixeira, nº 400, 7º andar - Centro Goiânia - GO

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento