Escola de Governo lança Trilhas de Aprendizagem

Os servidores públicos do Poder Executivo de Goiás podem contar com uma nova ferramenta pedagógica de capacitação profissional: as Trilhas de Aprendizagem. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (29/11), realizado pela Escola de Governo Henrique Santillo, da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan).

O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, destacou que a ferramenta faz parte de um conjunto de ações para promover a capacitação contínua do servidor. “As Trilhas de Aprendizagem permitem, ao mesmo tempo, desenvolver profissionalmente o servidor e tornar o Estado mais competente na prestação de serviços à sociedade”, falou Joaquim Mesquita.

A superintendente da Escola de Governo, Liliane Morais, contou que o projeto das Trilhas de Aprendizagem veio de encontro ao desafio de implantar o ensino à distância no governo de Goiás. “Se hoje a Escola de Governo consegue capacitar 5 mil servidores por ano, com o trabalho das Trilhas de Aprendizagem poderemos chegar a 100 mil servidores anualmente”, explicou Liliane.

Como vai funcionar

Serão publicadas 20 Trilhas de Aprendizagem em ambiente virtual, dentro do site da Escola de Governo. A produção contou com suporte da Inteletto Consultotria e com especialistas convidados. O grupo desenvolveu 14 temas para os servidores autogerenciarem seus estudos: licitações e contratos; gestão de pessoas; tecnologia da informação; planejamento; inovação; políticas públicas; gestão por processos; gerenciamento de projetos; saúde e segurança do trabalho; linguagens; e infraestrutura e logística.

Poderão participar das Trilhas de Aprendizagem os servidores públicos do poder executivo do Estado de Goiás da administração direta, autárquica e fundacional, podendo ser efetivos e comissionados. Cada trilha será acessada por meio da plataforma virtual (moodle), onde o aluno recebe orientações de navegação para aprender o conteúdo, com passagens obrigatórias e outras facultativas. É o aprendiz quem constrói os trajetos a serem percorridos diante das várias possibilidades de escolhas para aprender o conteúdo proposto.

O Consultor de Gestão de Pessoas da Inteletto Consultoria, Diego Reis, explicou que o treinamento presencial não consegue resolver todos os problemas de capacitação profissional. Para ele, “a perspectiva das Trilhas de Aprendizagem é a ampliação da oferta de soluções para a capacitação do servidor”, explicou Diego.

Trilhas de Aprendizagem

As trilhas são uma estratégia pedagógica para a promoção do desenvolvimento de competências profissionais não só a partir das expectativas da Organização, mas também as necessidades e aspirações dos próprios empregados. São uma forma de capacitação e desenvolvimento profissional ampliada, envolvendo mais do que treinamentos presenciais, com diversas outras soluções de aprendizagem disponíveis no ambiente social, por exemplo, treinamentos online, livros, filmes, grupos de discussão, etc.


Comunicação Setorial