Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminário em Honduras destaca resultados alcançados em projeto da Agehab e Segplan

Última Atualização: Terça, 23 Outubro 2018 15:01

Projeto conjunto da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) de combate ao déficit habitacional é selecionado para apresentação como painel durante o XI Seminário Internacional da Rede de Gestão para Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, em Honduras, na América Central. A apresentação será realizada pelo gestor governamental da Segplan, Rayner Florêncio Alves, nesta quarta-feira (24/10), com o tema “Governança e Gestão no Combate ao Déficit Habitacional no Estado de Goiás”.

Dentro da carteira de programas administrados pela Central de Resultados da Segplan, criada em 2015 para ser uma unidade com foco em resultados, chamado de Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), foi levantado o desafio de reduzir o déficit habitacional do Estado de Goiás, cuja atribuição é de competência da Agehab. Neste contexto, a Central de Resultados trabalha em parceria e em colaboração com a Agehab, ajudando a alcançar os resultados esperados dentro do programa Cheque Mais Moradia, com acompanhamento e monitoramento.

Para o presidente da Agehab, Cleomar Dutra, o modelo de gestão aplicado ajudou a melhorar o monitoramento das obras e a desburocratização dos processos. Foi conquistada a resolução dos entraves, principalmente nas parcerias, pois uma obra é o resultado da atuação de vários órgãos e entidades, como os governos federal, estadual e prefeituras, além da Enel (com ligação de energia), Saneago (com ligação de água e esgoto) e construtoras. 

O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, explica que a Central de Resultados busca qualificar informações para respaldar as decisões da alta direção do governo e promover uma maior sinergia e alinhamento entre os diversos órgãos da administração, de modo a transpor os obstáculos decorrentes das disfunções da burocracia e entregar os produtos e serviços adequados às demandas sociais.

Criada para gerir, monitorar e avaliar a Agenda Estratégica do Governo de Goiás, a Central de Resultados é a unidade responsável pelo desdobramento das prioridades governamentais em indicadores, ações e projetos, tendo como foco as entregas ao cidadão.

Este modelo de gestão por resultados, pautado na gestão matricial das prioridades, na construção de uma rede integrada para o cumprimento de metas e na tomada de decisões baseada em evidências foi capitaneada por um time de Executivos Públicos, servidores públicos efetivos integrantes das carreiras de gestão do Estado. Eles adotaram soluções inovadoras e transformadoras de gestão para colocar o Estado de Goiás entre os mais competitivos do País.

Os dados de acompanhamento do Goiás Mais Competitivo e Inovador na Agehab revelam a entrega de mais de 11 mil unidades habitacionais desde 2016. Estão contratadas ou em fase de contratação outras 12.600 moradias. Em construção são quase 10 mil unidades habitacionais. O número de moradias chega a quase 34 mil unidades.

Assessoria de Imprensa - Agehab

Fim do conteúdo da página