Workshop Siconv Transparente reúne servidores do Estado e de municípios

O Trabalho em Rede e os Desafios para Estados e Municípios foi o tema do workshop Siconv Transparente, realizado em Goiânia nesta terça-feIra (28/08), numa parceria da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) com a Federação Goiana dos Municípios (FGM). O evento reuniu cerca de 80 participantes, entre prefeitos, secretários e gestores que trabalham diretamente com a ferramenta do Siconv dentro da gestão estadual ou municipal.

Uma das principais discussões foi sobre o desenvolvimento de ações voltadas para ampliar a capacitação dos usuários do Siconv, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos.

De acordo com a palestrante Marilene dos Santos Nascimento, coordenadora da Rede Siconv no Amapá, o Sistema cria a expectativa visando fomentar um círculo virtuoso, onde os resultados serão compartilhados por todos os entes da federação, na execução mais efetiva das políticas públicas. “Isso propicia impactos diretos para os beneficiários finais e, consequentemente, favorece o aumento da qualidade das prestações de contas no que se refere ao decréscimo dos processos de inadimplências”, frisou.

Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, capacitações voltadas para a área do Siconv têm sido realizadas com sucesso na entidade municipalista. “Auxiliar nossos gestores a utilizarem ferramentas de gestão é fundamental dentro da administração municipal. Quanto mais informações os técnicos conseguirem mais poderão levar aos seus municípios”.

O coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, José Antônio de Aguiar Neto, ponderou que a rede é uma forma de multiplicar e contribuir para a ampliação e captação de recursos e melhorar a gestão pública dentro dos municípios.

Prestigiaram ainda o evento o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita; o presidente da FGM, Haroldo Naves; o coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, José Antônio de Aguiar Netoo coordenador-geral de Normas e Processos do Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cleber Fernando de Almeida; e a gerente da Central de Projetos de Captação de Recursos da Segplan, Patrícia Paiva.

Comunicação Setorial - Segplan