Portal do IMB está de cara nova

Mais simples de usar, site facilita a pesquisa e é adaptado para diferentes formatos de tela, como computador, tablet e celular

Fonte de informações para pesquisadores, economistas, estudantes, estudiosos e jornalistas, o portal do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) está de cara nova. Mais fácil de navegar, adaptado para dispositivos móveis e com identidade visual mais atual, o site favorece (www.imb.go.gov.br) ainda mais a busca por informações sobre o Estado de Goiás.

O novo portal do IMB faz parte de uma ação do Governo Eletrônico, da Superintendência Central de Tecnologia da Informação da Segplan, em promover uma boa experiência no acesso e uso dos serviços públicos. Neste caso, concebendo canais eletrônicos/digitais pensados na acessibilidade, usabilidade e facilidade de acesso ao público-alvo.

Toda informação do portal foi ajustada de forma a atender as melhores práticas de organização e acesso de conteúdo, podendo ser acessado a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular, etc) já que atende a critérios de responsividade – isto é, se adapta à dimensão das telas onde é exibido.

Também, há melhorias para os servidores que trabalham com a gestão do conteúdo do portal a partir de um novo Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS - Content Management System). A ferramenta disponibilizada permite o acesso a recursos mais modernos e garante maior segurança, possibilitando a construção e disponibilização de conteúdos de forma mais eficiente e com menor custo envolvido.

A superintendente do IMB, Lillian Maria Silva Prado, destaca duas melhorias: a busca por temas e as plataformas de pesquisas. “A primeira deverá ser de grande utilidade para os usuários. O outro avanço, as plataformas de pesquisa, contém os sistemas que permitem buscar estatísticas e outros conteúdos de maneira bastante facilitada. Entre elas, Estatísticas Municipais, Perfil dos Municípios Goianos e Estatísticas Georreferenciadas”, disse.

O site anterior do IMB continuará no ar por tempo indeterminado, para que o usuário faça a adaptação ao novo sem perder a referência anterior. 

Comunicação Setorial – Segplan

Goiânia, 24 de agosto de 2018