Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Segplan leva Curso de Liderança Adaptativa a municípios

Publicado: Terça, 15 Maio 2018 11:02

A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), tem levado às equipes municipais, vencedoras do Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família, o curso de Liderança Adaptativa, em reconhecimento aos ganhadores da edição de 2017. Ao todo, quatro equipes venceram o Prêmio: duas de Inhumas, uma de Goiânia e uma do município de São Miguel do Passa Quatro.

A iniciativa foi lançada em dezembro de 2016 com o objetivo de reconhecer e premiar as práticas/experiências bem sucedidas nos municípios goianos, e teve sua primeira edição realizada no ano passado. Este projeto integra o Programa Mais Saúde para Goiás, um dos desafios do Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI).

Ministrado por Vânia de Carvalho Marçal Bareicha e Paulo Henrique Faleiro, gestores governamentais e executivos públicos da Central de Resultados da Segplan, o curso já premiou três equipes: Inhumas (02 e 03 de maio) e Goiânia (08 de maio). Hoje, dia 15 de maio, encerra-se a premiação em São Miguel do Passa Quatro.

O curso de Liderança Adaptativa faz parte da premiação às equipes. “O curso tem o objetivo de resgatar o espírito público e o protagonismo do servidor, ator fundamental na transformação das realidades municipais”, explica a gestora governamental da Segplan, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha. O curso tem carga horária de 08 horas e aborda aspectos relacionados a liderança, espírito público e como liderar na administração pública.

Com esta iniciativa, os servidores da Segplan, juntamente com o Centro de Liderança Pública (CLP), tornam-se viabilizadores de impacto local, contribuindo voluntariamente para a expansão do desenvolvimento de lideranças no setor público local.

Trata-se de um projeto pioneiro do CLP, sobre desenvolvimento de liderança em escala no setor público, chamado Conexão Pública. “O Conexão Pública é uma oficina para ajudar os servidores a lidarem com os seus desafios reais e locais do seu município” explica Jéssica Barcelos da equipe de Desenvolvimento de Lideranças do CLP.

O retorno e a satisfação dos contemplados têm sido imediatos. Wesley Lopes, coordenador de atenção à saúde na regional central de Goiânia, ressalta que o curso desperta em cada um a “importância do resgate da liderança, de cada um de nós, dos profissionais junto a seus colaboradores, bem como junto à população”.

Já Juliana Paula Soares, Coordenadora do Caps de Inhumas, fez questão de ressaltar “o poder aplicar na prática o que é liderança, o que é gestão de pessoas, e isso modificar a vida do usuário que vai buscar o serviço público”.

Por fim, Tânia Gláucia, da SES, Coordenadora Geral do Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família, explicita sua satisfação: “minha expectativa foi superada! Estou encantada com o resultado e todos os depoimentos que tivemos, ao final do curso, mostram que foi muito além do que tínhamos imaginado!”

 

Comunicação Setorial - Segplan 

Fim do conteúdo da página