Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Segplan promove encontro sobre inovação nos governos

Publicado: Quarta, 09 Maio 2018 17:45

Em busca permanente pela inovação, o Governo de Goiás tem realizado uma série de ações que resultem na melhoria dos serviços prestados à população. Este é o foco principal do HubGov 2018, realizado pela Secretaria de Gestão e Planejamento, em parceria com a WeGov, startup especializada em inovação no setor público.

Com essa mentalidade, foi realizado, na tarde desta quarta-feira (9/5), o Encontro Governo do Futuro, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A verdadeira inovação (na Administração Pública) é aquela que soluciona os problemas das pessoas”, resumiu o diretor da WeGov André Tamura.

Esses problemas, segundo Tamura, passam por questões como quais tipos de serviços prestados pelos governos os cidadãos usarão nos próximos anos e se os gestores públicos estão preparados para lidar com os idosos, por exemplo. “As organizações públicas resolvem bem os problemas complicados, mas a maioria dos problemas hoje é complexo e as ferramentas que temos não conseguem resolvê-los”, disse.

Tamura conceituou o Governo do Futuro como aquele que tenha capacidade para lidar com dados, algoritmos, network, cloud (computação em nuvem) e que seja exponencial – o que ele conceituou como DANCE. Também é um governo que dá respostas rápidas, com foco local e que trabalhe integrado. Em Goiás, um dos exemplos de inovação, disse, é o Vapt Vupt. “Temos de combater o mito de que inovação é coisa apenas da iniciativa privada”, afirmou.

Além de Goiás, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal fazem parte do HubGov. Em Goiás, estão envolvidas no programa, além da Segplan, as secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, Assembleia Legislativa, Detran e TCE.

Ao abrir o encontro, o secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita ressaltou que o Governo de Goiás tem se preocupado em inovar. “Alcançamos bons resultados quando identificamos ações de inovação que contribuem para a melhora de nossas atividades”, disse.

Também participaram do evento os superintendentes executivos Bruno Perillo, Paula Amorim e Antônio Eurípedes, além dos demais superintendentes da Segplan, a equipe da Central de Resultados e representantes de outras secretarias de Estado.

 

Comunicação Setorial - SEGPLAN

9-05-18

Fim do conteúdo da página