Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Marconi lidera ranking de governadores com mais promessas cumpridas

Publicado: Terça, 02 Janeiro 2018 14:09
Avai Correa
imagem sem descrição.

O governador Marconi Perillo aparece liderando, juntamente com o governador Flávio Dino (Maranhão), em levantamento, realizado pelo site G1, de mais promessas cumpridas nos três primeiros anos do atual mandato. Apesar de praticamente empatados com 59% das promessas realizadas, Marconi está na frente em números absolutos, pois, das 44 promessas feitas, já cumpriu 26 delas, enquanto Dino realizou 22 compromissos feitos em campanha. Dino está com 0,3% à frente. Em terceiro lugar, vem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com 50% das promessas cumpridas, ou seja, 34 das 68 que fez na campanha.

O levantamento do G1 é feito anualmente e aponta tudo o que foi prometido durante a campanha, o que vem sendo cumprido, o que está cumprido em parte e o que ainda não foi realizado. No primeiro ano, Marconi tinha realizado 12 metas, no segundo ano este número passou para 19 e agora fecha o terceiro ano com 26 promessas cumpridas, o que dá um percentual de 59,1 dos 44 compromissos feitos. Ao final do mandato o site fará uma nova atualização, desta vez definitiva do que foi compromissado para os quatro anos.

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (02/01/18) e pode ser acessado no portal G1(https://g1.globo.com/politica/noticia/promessas-dos-politicos-em-3-anos-de-mandato-governadores-cumpriram-32-dos-compromissos-de-campanha.ghtml).

Nos três primeiros anos de mandato, os governadores de todos os Estados mais o Distrito Federal cumpriram 32% dos compromissos que fizeram durante a última eleição governamental. Já o governador de Goiás atingiu o índice de 59% do total dos 44 marcos do seu Plano de Governo. Outros 23% das promessas foram cumpridas parcialmente, ou seja, ainda estão em andamento, e apenas 18% estão em fase de projeto.

De 2014 a 2017, os governadores de todos os Estados mais o Distrito Federal cumpriram 32% dos compromissos que fizeram durante a última eleição governamental. Já o governador de Goiás atingiu o índice de 59% do total dos 44 marcos do seu Plano de Governo. Outros 23% das promessas foram cumpridas parcialmente, ou seja, ainda estão em andamento, e apenas 18% estão em fase de projeto.

Em 2017, o governo Marconi Perillo avançou mais no cumprimento das promessas, em relação a 2016, quando estava na terceira posição.  O levantamento do G1 considerou 1.035 compromissos assumidos por todos candidatos a governador em 2014, antes de serem eleitos. Os dados mostram ainda que 26,7% das promessas que eles fizeram foram cumpridas parcialmente - ou seja, ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais na atual gestão são 38,7%.

Ao analisar os dados, o governador Marconi disse que a liderança é fruto do empenho que sempre teve em todas as suas quatro gestões para o cumprimento do que foi pactuado com a população que o elegeu. Acredita que, até o final do mandato, em 31 de dezembro deste ano, quando o site fará o levantamento definitivo, todos compromissos firmados por ele e pelo vice-governador José Eliton, que assumira a partir de abril, serão totalmente cumpridos.

Temas

No quesito administração, o governador Marconi já cumpriu totalmente seu compromisso de campanha com avanços na contratação de organizações sociais e parcerias público-privadas para expandir o gerenciamento de serviços públicos com programas de gestão inteligente para outras áreas, além da saúde. Também implantou a tecnologia de assistente virtual inteligente para facilitar o acesso dos cidadãos às informações do Governo.

Na área da economia, um dos carros chefes do Governo, os quatro itens do plano de Governo de Marconi Perillo até 2018 já foram totalmente cumpridos até o ano passado, com destaque para os programas de atração de investimentos; de criação de Startups e o Programa Estadual de Fortalecimento das Incubadoras de Empresas, em parceria com universidades e centros tecnológicos. E ainda, criação do plano estadual de mineração e a elaboração do mapa de apoio ao investidor na mineração além da criação de programas que ampliam o uso de tecnologia. No turismo, foi implantado o programa Parques Estaduais Criativos para promover a integração das pessoas com as unidades de conservação do Estado.   

Em termos percentuais, as promessas envolvendo mobilidade urbana e infraestrutura lideram o ranking de promessas não cumpridas pelos governadores. Contudo, em Goiás, dos cinco compromissos do plano de Governo, dois já foram totalmente realizados: a construção de anéis viários, trevos e pontes em cidades polos do Estado e a universalização do serviço de abastecimento de água tratada. Estão em andamento a implantação do monitoramento e controle do tráfego 24 horas nas rodovias estaduais, a ampliação da área de atuação da Saneago e a ampliação do eixo Anhanguera.

Na área do meio ambiente e do agronegócio, já foram ampliadas as unidades de conservação, inclusive para o turismo ecológico. Enquanto que, na segurança pública, dos três compromissos de campanha eleitoral, dois estão em dia: a implantação do programa Segurança Junto de Você, que expandiu a área de prevenção da criminalidade, e o aumento do contingente policial e investimentos na formação de profissionais da área.

O Governo de Goiás, nos últimos três anos, também expandiu o Casa Legal, dentro do Programa Habitação. No quesito educação e cultura, já foram efetivadas as promessas de construção de novas unidades de qualificação profissional com as construções de novos Itegos e de Colégios Tecnológicos; a implantação do programa Escola Junto de Você, com a interatividade entre escolas, alunos, famílias e a sociedade. E mais, a implantação do programa Cultura Junto de Você e a criação da Virada Cultural de Goiânia e está em andamento a construção de novas unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Na saúde, o governador Marconi já implantou os programas Saúde Junto de Você e o Programa Dose Certa, que distribui remédios gratuitamente a pessoas carentes. Está em andamento a implantação de quatro Centros de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeqs) e a ampliação da infraestrutura e construção de novas unidades de saúde.

No plano de governo de Marconi Perillo, divulgado em 2014, a área mais ampla é a de direitos humanos e sociais com 11 compromissos, dos quais oito já foram totalmente cumpridos um está em andamento e dois ainda pendentes. Foram implantados e estão em execução, com sucesso, os programas Renascer; Observatório da Igualdade; Programa Passe Livre Estudantil; Programa Jovem Cidadão e Jovem Capacitado é Jovem Empregado; Programa Cidadania Junto de Você e as expansões dos Programa Bolsa Universitária, Benefício do Renda Cidadã aos Idosos e os Subsídios ao Transporte Coletivo Urbano. Está em andamento o Programa Economia Produtiva e Solidária.

No esporte, três compromissos estão em andamento: implantação do Programa Esporte Junto de Você; a ampliação dos Programas Pró-Esporte e Goiás no Podium e a complementação do Centro de Excelência do Esporte, que já teve uma importante para entregue à população.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Comunicação Setorial - Segplan

Fim do conteúdo da página