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Governo de Goiás troca papel por documentos digitais

Publicado: Quarta, 13 Setembro 2017 17:59
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  • A partir de outubro, documentos internos serão 100% digitalizados através do Sistema Eletrônico de Informações

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), entra na reta final para eliminar o uso de papel nos órgãos do Poder Executivo. A partir do dia 2 de outubro, os documentos passarão a circular exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Por meio dele, memorandos, ofícios, portarias e outros processos serão 100% digitais.

“Esse projeto é para nós, servidores, mas também para toda a sociedade, que ganhará em agilidade, transparência e segurança”, disse o chefe de gabinete da Segplan, Rogério Santana, durante reunião de lançamento da terceira e última etapa da implantação do SEI, na tarde desta quarta-feira (13/9), no Palácio Pedro Ludovico. De acordo com Santana, o SEI é um projeto de Estado e não de governo, pois será perene. “Estamos dando um salto imenso na gestão pública”, ressaltou.

A reunião desta quarta-feira teve foco nos superintendentes de Gestão, Planejamento e Finanças e correspondentes dos órgãos públicos. A proposta foi repassar diretrizes para que, a partir de outubro, os documentos possam ser elaborados e assinados dentro do SEI. Dessa forma, o gestor poderá assinar todos os documentos remotamente, o que representará mais rapidez na tramitação e também economia no uso de papel e impressoras.

De acordo com a gerente de Articulação de Gestão e Cooperação Técnica, da Superintendência de Modernização Institucional da Segplan, Roberta Rodrigues Costa, que coordena a implantação do SEI juntamente com a Superintendência Central de Tecnologia da Informação e Núcleo de Suprimentos, Logística e Frotas, nesta fase final de implantação da ferramenta é importante que todos os órgãos colaborem na disseminação interna de orientações e procedimentos, de forma que os problemas advindos da mudança sejam minimizados.

Já foram treinados aproximadamente 300 multiplicadores com a atribuição de replicar o conhecimento nos Órgãos e Entidades. Além disso, os servidores têm também a opção de realizar o treinamento online, por meio do site: http://sei.goias.gov.br/.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e foi escolhido como solução de processos eletrônicos no âmbito do Projeto Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo Ministério do Planejamento. A cessão da ferramenta é gratuita e a Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás começou a implantação no ano passado. A proposta da Segplan é que as empresas públicas e municípios goianos também adotem a solução a partir do próximo ano, para que, assim, a comunicação entre entidades de diferentes esferas governamentais seja mais rápida, segura e eficiente.

Comunicação Setorial

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