Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Primeiro documento 100% digital começa a tramitar na Segplan-GO

Escrito por Henrique Wanderley de Souza | Publicado: Segunda, 03 Julho 2017 17:48
imagem sem descrição.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento, deu mais um passo em direção à diminuição drástica do uso de papel na Administração Pública. Na tarde desta segunda-feira (3/7), o secretário Joaquim Mesquita assinou, digitalmente, o primeiro documento dentro do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – plataforma que possibilita a tramitação de documentos 100% digitais.

“O SEI tem diversas vantagens, como comunicação em tempo real e segurança na tramitação de documentos, possibilidade de trabalho remoto, além de gerar economia para o Estado”, resume o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita. Na oportunidade, os técnicos da Segplan também demonstraram mais detalhes da ferramenta para o secretário José Carlos Siqueira, da Casa Civil.

O documento assinado eletronicamente pelo secretário Joaquim Mesquita foi encaminhado, em tempo real, para a superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Segplan, Gleiva Isaac, que também colocou sua assinatura digital, para dar continuidade à tramitação. De acordo com a gerente de Articulação de Gestão e Cooperação Técnica, Roberta Rodrigues Costa, este foi o processo-piloto, que só foi possível graças ao emprenho das áreas técnicas da Segplan, que estão dedicadas ao projeto desde o ano passado, especialmente a Superintendência Central de Tecnologia da Informação e o Núcleo de Suprimentos, Logística e Frotas. A previsão é de que toda a documentação da Segplan e demais órgãos do Estado passem a ser produzidas e encaminhadas no SEI a partir de outubro.

O SEI

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Sistema Eletrônico de Informação já é utilizado pelo Governo Federal e Goiás é um dos primeiros Estados a adotá-lo. Outras características do sistema são a portabilidade (por ter compatibilidade com os principais navegadores de internet, inclusive em telefones celulares), controle de nível de acesso, tramitação em múltiplas unidades simultaneamente e ter navegação intuitiva.

A negociação para implantação do sistema em Goiás teve início no ano passado. Por ser um software público, não haverá custos de aquisição nem de licença para utilização.

 

Comunicação Setorial – Segplan

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página